RSS Feed

Rendas

0

Friday, December 30, 2011 by Bored Soul

Está aí a tão famigerada revisão da lei do arrendamento. Como seria de esperar ninguém está satisfeito. Inquilinos não querem aumentos mas querem obras feitas a tempo e horas, senhorios querem liberdade para dispor dos seu imóveis mas alguém que lhes dê um rendimento extra enquanto vão ficando lá por casa. Ora na minha humilde opinião isto gera uma ciclo vicioso, andamos às voltas à volta do mesmo! Esta revisão pressupõe um entendimento entre senhorios e inquilinos quanto ao valor da renda a cobrar. Eu tenho pouca fé no entendimento entre seres humanos em geral, vamos ver como isto corre. No meio das consequências desta revisão a mais batida é claro são os despejos. Há previsões de despejos em massa e do ressurgimento de bairros de lata (não sabia que eles tinham acabado). Eu acho que a lei não é perfeita nem equilibrada, é difícil chegar a um equilibrio quando existem incentivos e considerações sociais à mistura. Mas também acho que não é o fim do mundo. As pessoas mais vulneráveis parecem ficar protegidas e caso não haja acordo entre senhorio e inquilino o inquilino é convidado a sair num prazo de 6 meses mas com uma indemnização de 5 (anos) vezes a média dos valores propostos por senhorio e inquilino.

Há sempre uma visão antagónica entre senhorios e inquilinos. Claro que parte dos seus interesses vão em direcções opostas, mas não se pode ter tudo nem para uns nem para outros.
Não acredito que vá muita gente para a rua com esta revisão... A ver vamos.


Leave a Reply