RSS Feed

2011

0

Tuesday, December 27, 2011 by

Seguramente desde 2001 que não havia um ano com tantas mudanças e se calhar nesse ano as mudanças não foram tão globais e imediatas como em 2011.

Em 2011 a U.E. viveu a sua primeira grande crise, facto comprovado pelo número de mudanças de governo entre os Estados-membros e pelo número de cimeiras europeias realizadas. Mas para o cidadão comum esta crise revelou-se na dificuldade de financiamento por vários Estados-membros e pela política de austeridade que a U.E. impôs para resolver essa crise.

Mais impressionante que a crise da U.E. foi a Primavera Árabe, que conseguiu num curto espaço de tempo acabar com várias ditaduras e colocar em risco outras. Neste momento ainda é certo para dizer que a Primavera Árabe foi uma vitória da democracia (o exemplo mais claro dessa incerteza é o Egipto), mas obviamente várias mudanças ocorreram.

Um dos factores determinantes da Primavera Árabe foram as manifestações populares, muitas delas organizadas através das redes sociais. Isso levou a que em outras partes do globo outros quissessem seguir o exemplo e assim surgiu o movimento Occupy Wall Street e as actuais manifestações na Rússia (por cá também tivemos o Movimento Geração à Rasca, mas parece que esse rapidamente passou à história).

Outras mudanças mais silenciosas ocorreram ou estão a ocorrer. Cuba parece estar a abrir-se, enquanto o Irão e a Turquia se fecham. Na Coreia do Norte a morte do "Querido Líder" levou a várias questões relacionadas com um páis que não dá respostas. Na Russia, a estranha forma de "democracia" orquestrada por Putin parece estar a ser colocada em causa. A China e o Brasil afirmaram-se como importantes actores na cena política internacional.

Esperem pelo próximo ano para verem os próximos capítulos.


Leave a Reply