RSS Feed

Under Pressure

0

Thursday, November 24, 2011 by

Os países da zona euro continuam sob pressão e na realidade essa pressão tem vindo a intensificar-se nos últimos dias.

Apesar do acordo alcançado em Outubro, da mudança de governos em 3 países (Grécia, Itália e Espanha) e do intensificar das medidas de austeridade, nada parece travar a espiral descendente em que a zona euro entrou. Esta semana a crise alargou-se para os países até agora considerados como seguros, tendo os holofotes virado-se para a Bélgica e França. Mais surpreendente ainda, esta quarta-feira a Alemanha teve dificuldade em vender ao preço desejado a quantidade de divida que pretendia colocar no mercado. Finalmente ( e como já vem sendo habitual nessas alturas delicadas), a Fitch decidiu ajudar à festa e desceu esta quinta-feira o rating de Portugal para Lixo.

Dado o agravar da situação, os líderes europeus têm de compreender o momento crítico que vivem e têm de perceber que a resolução desta crise já não vai lá com meros curativos.

Neste momento é fundamental perceber a razão fulcral desta crise: razões estruturais e/ou ataques especulativos. Depois de identificado o problema e levando isso em conta, os paises da zona euro têm de adoptar medidas radicais. Estas são as minhas sugestões.  Primeiro, os líderes europeus têm de dar uma imagem de unidade, algo que nunca fizeram ao longo desta crise. É preciso que os investidores percebam que um dos valores subjacentes ao projecto europeu é a solidariedade e que os países que pertencem ao euro tudo farão para ajudar os seus parceiros em dificuldade.  Segundo, os regulamentos do BCE e da própria UE devem ser alterados para permitir que ambos comprem dívida soberana nos mercados primários. Por último, parece-me que neste momento a opção das Eurobonds é inevitável e é importante que se avance antes que seja tarde de mais.


Leave a Reply