RSS Feed

Slow Burn

0

Saturday, January 14, 2012 by

Numa altura em que até se andava a conseguir respirar alguma coisa, com os yields das obrigações a descerem nos diversos países e vários leilões a terem um sucesso bastante grande, uma das nossas queridas agências de rating (neste caso a S&P) decidiu dar um ar da sua graça e descer o rating de 9 paises da zona euro. Desta forma a S&P passou a considerar como junk as obrigações portuguesas , tal como as outras agências de rating.
Portugal desta vez teve companhia ilustre, já que os ratings de  Itália, Espanha e Chipre baixaram em dois níveis, enquanto os de França, da Áustria – que perdem o triplo A – e de mais três países (Eslováquia, Eslovénia e Malta) foram cortados em um nível.

A história mostra que as agências de rating falham redondamente e normalmente funcionam ao contrário do que deviam, pois só identificam os problemas depois de as crises estarem instaladas e quando se tenta resolver as crises não entendem as possibilidades de recuperação. Pior ainda são as discrepâncias nas comparações entre paises.

E com a ajuda deste senhores das agências de rating (que devem ser de certeza da maçonaria) vamos ardendo calmamente


Leave a Reply