RSS Feed

Professores

0

Friday, March 16, 2012 by

Um recente estudo da OCDE revelou que em Portugal os professores têm salários mais altos do que trabalhadores com a mesma qualificação, sendo que Portugal é um dos países em que os salários dos professores são mais altos, quando comparados com os de outros profissionais com qualificação académica semelhante.

Ao olhar para esses números é importante não cair na demagogia de pensar que eles revelam que os professores são uma classe privilegiada, pois uma coisa que os números não revelam é a productividade associada a esses maiores salários nem as consequências de ter menores salários. Exemplo muito básico. Vamos supor que existem apenas duas pessoas que podem ser professores: uma será um excelente professor a outra não. Se um salário superior for a única forma de atrair o bom professor, então salários mais altos não significam a existência de uma classe privilegiada, são apenas o resultado do funcionamento do mercado laboral.

Logo, os números devem ser discutidos com cuidado, procurando perceber porque é que os salários são mais altos, se isso é positivo para a sociedade (principalmente, para escolas, alunos e professores) e quais seriam as consequências de ter salários mais baixos. Nessa discussão seria importante evitar a postura "bota-abaixo" da FENPROF que já veio dizer que os números são uma vigarice. Se há erros esses devem ser corrigidos, mas após a correção é importante compreender o que se pode aprender dos números deste estudo.


Leave a Reply