RSS Feed

Tubarões

0

Sunday, September 16, 2012 by


O governo deu claramente um  tiro no pé com a medida de aumentar a TSU para trabalhadores e reduzi-la para empresas. Como havia dito em anteriores posts, eram necessárias medidas que ajudassem a equilibrar o défice para este ano (e para o próximo), mas de todas as opções o governo escolheu uma das piores. Por exemplo, penso que alternativas melhores (embora também fossem polémicas) seriam:
(1) O afamado imposto sobre a terra proposto por Milton Friedman
(2) Aumento do imposto sobre os produtos petroliferos
(3) Redução drástica das despesas portuguesas no exterior (i.e., reduzir drasticamente o orçamento do ministério de Paulo Portas)
Apesar do erro grave do governo, penso que neste momento é necessário manter a calma. Infelizmente, Portugal (tal como outros países) é um país de tubarões que ao sentirem sangue vêm logo atacar. Ao contrário do cidadão comum que tem tido e continua a ter uma atitude exemplar (as manifestações desde que pacificas e ordeiras fazem parte dos seus direitos e são importantes para demonstrar o seu descontentamento), esses tubarões pouco se importam com o país, apenas se preocupam com os seu ego e interesses.
Passos Coelho está na realidade a provar do seu próprio veneno, pois ele foi um desses tubarões na fase final do governo de Sócrates. Mas, tal como critiquei a forma como Passos Coelho chegou ao poder, também criticarei António José Seguro se ele optar por usar os mesmos esquemas.
Quanto aos restantes tubarões ia pedir que pelo menos uma vez ajudassem o país em vez de pensarem só em si próprios. Em particular, podiam começar por propor alternativas concretas para enfrentar as actuais dificuldades.



Leave a Reply