RSS Feed

Palhaçada, Regabobe, Ramboia

0

Sunday, July 14, 2013 by

Nas últimas semana tenho-me mantido em silêncio. No entanto, dado que no primeiro post deste blog prometi que ele seria uma pedrada no charco para MUDAR a pouca vergonha que reina em Portugal, não poderia deixar em claro os últimos acontecimentos por terras lusas. Chamando as coisas pelos nomes trata-se de uma  Palhaçada, um Regabobe, uma Ramboia.

Tudo começou de maneira discreta com a demissão de Vitor Gaspar, aquele que se calhar tem menos culpa nisto tudo. A palhaçada realmente começa com a nomeação de Maria Luis Albuquerque para ministra das Finanças. Dado que Vitor Gaspar tinha anunciado há muito tempo a intenção de deixar o governo, Passos Coelho tive mais do que tempo para considerar alternativas e mesmo que não tivesse também não precisava de ter tomado uma decisão em menos de um dia. Eu sei que nesse momento existem poucas pessoas que aceitaria a pasta das Finanças, mas dentro do Governo Passos Coelho até tinha uma boa opção em Paulo Macedo (e até mesmo no Álvaro, embora aqui existessem varios ses). Mais, Maria Luis Albuquerque era a pior das hipoteses pois a sua participação no processo das SWAPS é tudo menos clara, a demissão de Gaspar surge quando existe um confronto aberto com Maria Luis Albuquerque sobre a informação que Teixeira dos Santos deu, e por último o seu peso politico e económico é bastante reduzido.
Contudo, o regabofe não terminou aqui pois Paulo Portas decidiu no dia seguinte, depois da tomada de posse anunciar a sua demissão. Portas tinha tudo direito de se demitir mas devia ter feito tal antes da tomada de posse de Maria Luis Albuquerque e devia ser completamente claro nos motivos da sua demissão. Pior, dado que mais tarde voltou a trás na sua decisão, então não foi uma demissão convicta e nunca devia ter sido pedida dado que só prejudicou o pais.

A ramboia continuou com a oposição a não compreender na totalidade a gravidade do que se estava a passar e em muitos casos a pensar mais nos seus interesses do que nos interesses do pais.

Contudo, a farsa não ficaria completa sem o mestre dessas coisas participar. Cavaco conseguiu fazer uma declaração que ninguem conseguiu perceber e não sabe o que significa. Prova disso após a mensagem do Presidente, diferentes agencias noticiosas internacionais davam interpretações completamente opostas da mensagem de Cavaco. Nesse momento, pedia-se clareza e firmeza do Presidente, mas ele fez tudo menos isso, apenas veio aumentar a confusão. Dado que continuo sem compreender o que Cavaco, não sei se existe alguma coisa de bom nas suas ideias. Na minha opinião, neste momento a solução passaria por um governo de salvação nacional de iniciativa presidencial e que tivesse o apoio da maioria do parlamento. Mesmo não apoiando esse governo, a opinião de todos os partidos no parlamento deveria ser ouvida e levada em conta. O lider desse governo deveria ser alguém com uma enorme reputação e que conseguisse ser relativamente consensual entre os diversos partidos. Dada a falta de senadores apartidarios em Portugal são poucas as opções. As minhas sugestões seriam Freitas do Amaral, António Vitorino ou Assunção Esteves.

Agora esperar que PSD, PS e CDS estejam a altura das suas responsabilidades e ajudem o pais a ultrapassar isto.



Leave a Reply