RSS Feed

Sacrifícios

0

Saturday, October 29, 2011 by Bored Soul

Com a crise vemos noticias de pessoas que perderam empregos, sofreram reduções de salários ou que por variados motivos tiveram um quebra de rendimento. São situações indesejáveis não o vou negar e há casos muito críticos de pobreza e empobrecimento, também não o vou negar.
É claro que seria melhor se tudo corresse bem e se todos pudéssemos ter o que queremos. Infelizmente a realidade não é assim. Contudo muitas vezes vejo também alguns "sacrifícios" que agora com a crise se têm de fazer… Em vez de ir ao cabeleireiro uma vez por semana vai-se uma vez por mês, não se vai jantar fora, não se vai ao McDonalds, leva-se marmita de casa para o trabalho (que como ouvi numa reportagem já não é mal visto nem está associado a ser pobre mas sim até a comer melhor), os 500 canais da TV por cabo, as marcas brancas, quando possível cultivar vegetais e criar animais…
Ora para mim este tipo de sacrifícios são o normal do meu dia-a-dia e sempre foram… talvez seja por eu ser do campo… talvez nas cidades seja diferente…
As refeições eram em casa, restaurantes era em dias de festa quando era. Ir ao cabeleireiro era quando era realmente necessário. Tanto os meus pais como os meus avós levavam marmita e eu também levava comida de casa para a escola. Tenho idade suficiente para ter crescido com 2 canais e assistido ao aparecimento de mais 2, nunca senti falta de mais canais, talvez fosse a programação da altura. Tenho também idade suficiente para me lembrar que no campo não haviam marcas brancas e as compras, que eram feitas na mercearia do bairro, até eram mais caras que muitos dos produtos agora disponíveis; mais tarde sim lembro-me da generalização das marcas brancas e de as ver por casa. Cultivar alguns legumes e vegetais e criar frangos e galinhas também era parte da rotina, são poucos os produtos deste tipo que me lembro de serem comprados; infelizmente não o faço nos dias de hoje, não por falta de vontade mas por falta de espaço. Deve ser coisa das cidades, são maiores mas têm falta de espaço.


Leave a Reply