RSS Feed

Grécia

0

Thursday, May 17, 2012 by


A Grécia vai mesmo a votos e o cenário é cada vez mais negro.

Como já disse várias vezes, algumas das medidas impostas pela UE e FMI para a Grécia podem ser exageradas, e essencialmente pecam por exigir um ajustamento imediato quando tal devia ser faseado. No entanto, eu penso que os gregos ainda não perceberam que não são a Argentina, e que se fizeram o default da sua dívida e abdicarem da ajuda da UE e a FMI não têm os recursos para fazer face às suas necessidades.

Quando a Argentina fez o default da divida passou alguns meses de extrema dificuldade, mas mesmo assim conseguiu superar, pois possuia recursos naturais, indústria e agricultura, o que permitia uma relativa auto-suficiência sem necessidade de comprar ao estrangeiro. O caso grego é completamente diferente. A Grécia, tal como Portugal, tem actualmente a sua actividade ecónomica concentrada em serviços. Mesmo com a saída do euro e criação de um dracma com valor baixissimo, esses serviços vão demorar tempo a ganhar competitividade, pelo que o fluxo de entrada de capitais vai ser baixo. Por outro lado, a Grécia não tem recursos naturais, indústria e agricultura para satisfazer as necessidades mais básicas dos seus cidadãos, pelo que teria de os comprar no exterior. Mas como não se vende fiado, sem dinheiro a Grécia não conseguirá comprar esses bens.

É bom que os gregos percebam isso quando votarem da próxima vez, pois caso contrário o futuro não é risonho (o que eu disse da Grécia aplica-se quase na totalidade a Portugal, pelo que também era bom que todos interiorizassemos isso)



Leave a Reply