Monday, May 21, 2012 by Tiago
O Facebook fez a sua tua aguardada estreia na bolsa na passada sexta-feira. Ao contrário do que muitos previam, não houve uma subida em flecha das acções, tendo as acções terminado o dia practicamente inalteradas com uma ligeira valorização de 0,61% (isto apesar duma forte volatilidade, pois as acções chegaram a subir 18%).
Muitos podem ver este comportamento do mercado como um sinal do clima negativo que se vive nas últimas semanas e um mau preságio para os próximos tempos. Eu pelo contrário fecho esta reacção à entrada do Facebook em bolsa como um sinal de maturidade dos mercados e de que aprenderam com os erros do passado. A última coisa que é necessária neste momento é uma bolha especulativa e uma subida em flecha do Facebook seria isso mesmo. O Facebook tem potencial mas também um risco elevado. Além disso não é ainda claro qual o modelo de negócio que vai seguir e como vai conseguir sustentar e gerar lucros numa perspectiva de longo-prazo. Logo, até novos dados o preço das acções do Facebook parece ser o apropriado, segundo vários especialistas.
Quem parece que não aprende com os erros são os bancos. Segundo consta as acções do Facebook só não fecharam a desvalorizar porque os bancos responsáveis pela operação de colocação do Facebook em bolsa o não permitiram. Os bancos parece que continuam a adorar as bolhas e o que elas geram.