RSS Feed

Always look on the bright side of life

0

Tuesday, May 29, 2012 by


Nos últimas semanas os meios de comunicação social portugueses e seus queridos comentadores/opinadores parecem concordar que o fim do mundo está próximo, pelo menos para os gregos (aos quais se seguirão os portugueses) e para Miguel Relvas. Por esta razão foi bastante agradável acordar na manhã de segunda-feira com boas notícias.
Primeiro fiquei a saber que todas as sondagens dão à Nova Democracia uma vitória nas eleições gregas, conquistando entre 23,3% a 25,8% dos votos. Estas sondagens afastam a possibilidade do partido da Coligação da Esquerda Radical ganhar as eleições, o que na minha opinião levaria à saida da Grécia do euro após as eleições e ao acentuar da pressão sobre Portugal, Irlanda, Espanha e Itália. A vitória da Nova Democracia não irá resolver os problemas da Grécia, mas pelo menos dará mais tempo a todos (Grécia, Portugal e UE) para tentarem resolver os seus problemas.
De seguida li que o governador do Banco da Holanda considera que "Portugal está a fazer um enorme esforço" com vista à consolidação orçamental. Neste momento, todos os elogios são bens vindos, pelo que não poderia deixar de ficar contente com esta afirmação.
Como "mesmo todos" os elogios são bem vindos, tive também que ficar contente com os elogios da Moody's que disse que ainda "é demasiado cedo para cantar sucesso na consolidação orçamental em Portugal", mas "as estatísticas do primeiro trimestre mostram que o programa continua no bom caminho e há espaço para optimismo". De qualquer maneira, mantenho a opinião de sempre sobre as analises da Moody's (isto é, não consigo perceber o rigor e a metodologia que levam a algumas das afirmações que faz).
Já no final do dia fiquei a saber que os juros da dívida portuguesa a dois anos perderam mais de 60 pontos base durante a segunda-feira.



Leave a Reply