Timor
0Wednesday, March 14, 2012 by Tiago
Há 10 anos Timor-Leste era um assunto presente no dia-a-dia de qualquer português, dado o acompanhamento feito pela comunicação social e o enfoque que os nossos políticos lhe davam. Hoje parece que caiu no esquecimento e nunca mais nos lembrámos deste pequeno país.
O The Economist desta semana traz um pequeno artigo onde faz um retrato da situação actual e fala sobre os desafios que se colocam a Timor-Leste. Essencialmente, o artigo refere que o governo liderado por Xanana Gusmão têm-se caracterizado por algum populismo, usando as receitas do petróleo para aumentar as despesas do Estado com subsidios às populações (isto faz lembrar alguma coisa?!) em vez de realizar investimentos mais estruturais. Por outro lado, Ramos-Horta, apontado como uma voz moderada e com grande prestigio international, arrisca-se a perder as eleições, o que pode aumentar a deriva populista.
Apesar das dificuldades que Timor-Leste enfrenta, não devemos esquecer o potencial existente, particularmente devido à situação geográfica e a alguns recursos existentes. Infelizmente, parece que Portugal se esqueceu de Timor. As relações privilegiadas de Portugal com os países de lingua portuguesa deviam ser uma das suas fontes de vantagem comparativa, através da criação de laços de cooperação entre os diversos paises, que permitisse o desenvolvimento comum de todos. Esta não é contudo a política dos nossos governantes (particularmente do actual e anterior governo), que parecem só olhar para Angola e esporadicamente para o Brasil, e normalmente duma forma subserviente, vendo esses paises como possível fonte de crédito barato. Penso que os diversos paises de lingua portuguesa ganhariam com outro tipo de atitudes.