Boas notícias
0Wednesday, March 28, 2012 by Tiago
Como mencionei na semana passada as taxas de juro implicitas da divida portuguesa têm estado em queda acentuada, e nesta terça em nenhuma maturidade dívida portuguesa esteve acima dos 14% e na maturidade a 2 anos atingiu-se os 9.3%.
Isto são muito boas notícias, mas infelizmente não têm um efeito directo e imediato na vidas dos portugueses (embora o aleviar das taxas de juro esteja a facilitar o financiamento das empresas, pelo que isso pode evitar encerramentos e salários em atraso, e no médio-prazo levar à criação de emprego se esse dinheiro for usado em investimento em Portugal). Neste momento, o governo tem de manter a política de consolidação orçamental, pois a instabilidade dos mercados continua a ser grande e qualquer má noticia pode levar a um novo disparar das taxas de juros. Além disso, acreditando que as taxas ainda podem descer mais, esta ainda não é a altura do governo voltar ao mercado de maturidades mais elevadas (embora fosse interessante tentar dentro em breve fazer um leilão de obrigações com maturidade superior a 1 ano).
Apesar do esforço de consolidação orçamental, o Governo não deve esquecer as reformas estruturais que são necessárias e deve procurar criar as medidas de apoio social necessárias para evitar as bolsas de pobreza e situações de pobreza extrema (um particular cuidado deve ser tido com crianças e idosos, pois são os mais vulneráveis).
No meio das boas noticias dos últimos dias, foi anunciado que a Mohave Oil and Gas Corporation acredita que o subsolo de Alcobaça posa ter volumes potenciais de gás na ordem dos cinco a seis milhões de metros cúbicos. Como já disse em anteriores posts continuo a ter esperança que Portugal encontre petróleo no Beato.