Piegas, sim somos! Ou parte de nós!
0Wednesday, February 8, 2012 by JM
Vamos por partes para não ser mal entendido.
Se colocasse uma frase a dizer "Temos de parar de ser piegas", esta frase para alem de vaga poderia dar aso a muitos mal entendidos. Pelo que vou deixar aqui duas leituras que se pode ter deste assunto. O primeiro é o mais facil.
"Temos de parar de ser piegas!"
1) Caro Senhor Primeiro Ministro, o povo sofre na pele as medidas de austeridade, vê o empobrecimento a chegar a cada casa de maneira brutal e vossa excelencia ainda nos chama de piegas? Piegas é você e os seus companheiros de politica, irmãos do avental e afins! Avante camaradas, contra a exploração do Homem pelo Homem! Contra o grande capital e o bife do lombo!
2) Caro Senhor Primeiro Ministro, refere-se a estarmos em constante resmunguice e pedir sempre mais algo do que o vizinho mesmo sem trabalhar para isso? Está a falar de todos aqueles que viram a tolerancia de ponto ser tido como feriado (sabe-se la do que), mais um dia de férias? Estará a falar de todos aqueles que pressentem que 4 dos seus queridos feriados serão cortados, 2 dos quais religiosos (curiosamente num estado tido como laico)?
Agora mais a serio, não acham que chega de aproveitamento politico de uma frase que foi colocada fora de contexto de proposito para se falar de tudo menos do "cherne" da questão, ou melhor das varias declarações que o PM fez nesse dia?
Em conversa com um amigo que esteve por NY durante um tempo, questionava sobre o 4 de Julho nos EUA, como é vivido e como é sentido. Agora pensem no que é feito em Portugal no 5 de Outubro, nada a ver....contudo se falarmos em passagem de ano ou Carnaval assim sim, isso ja pode ser comparável. É deprimente quando uma nação dá mais importancia ao mudar de ano ou a um fim de semana carnavalesco com direito a TP e nem saiba porque se festeja o 5 de Outubro. Pior, existem cada vez menos católicos, católicos praticantes ainda menos....contudo, a maioria da população portuguesa fica indignada quando se fala na possibilidade de retirar dois feriados religiosos. Sempre aprendi que temos 22 dias de férias por norma e o resto são bonificações em função de anos de casa, etc etc. Nunca me falaram, "olha amigo, vais ter 22 dias de férias e X pontes e Y feriados". Esses direitos até seriam merecidos se muitos tivessem o dever de trabalhar nos restantes dias (sem contar com os fds, obviamente)
As pessoas tem de ser menos piegas, serrar os dentes e não baixar os braços. Juntos vamos conseguir, com ou sem politicos, com ou sem sindicatos, com mais ou menos dor. Acima de tudo penso que se formos fortes mentalmente e deixar a politiquice baixa e rasteira de lado podemos dar a volta, ajudando quem precisa, motivando quem necessita e sem duvida que vamos conseguir.
Category POLITICA