Crazy World
0Tuesday, February 7, 2012 by Tiago
Neste momento a Grécia encontra-se à beira do precipicio e parece que pretende dar um passo em frente. O mais estranho, é que apesar de ser suícidio não aceitar as exigências feitas pela UE (i.e., Merkel), a Grécia até tem razão em não aceitar alguns dos pontos impostos por este novo plano de austeridade.
A austeridade que se pretende impor na Grécia é excessiva em muitos aspectos e não vai resolver o problem essencial que é a falta de credibilidade e de confiança dos mercados internacionais. Esse problema só se resolve se a UE demonstrar solidariedade entre os seus membros e as reformas estruturais necessárias na Grécia forem feitas de maneira organizada e não apressadamente como estão a ser feitas.
Por outro lado, a morte lenta da Grécia até pode ser a tábua de salvação de Portugal, pois a constatação de que o plano imposto à Grécia não funcionou, pode obrigar a UE a repensar esse plano e aceitar um plano diferente para Portugal.
Por último, uma referência às palavras de Mário Soares que apontou a indignidade que se vive na UE, em que todos se dizem diferentes da Grécia e a tratam como se tivesse a peste negra. É lamentável que um projecto que nasceu para garantir a paz na Europa e promover a cooperação e solidariedade entre os países chegue a este ponto. Claramente é necessário MUDAR.