E assim se passou o fim-de-semana
0Monday, June 25, 2012 by Tiago
Numa altura em que andamos entretidos com o Euro de futebol e a possibilidade de Portugal ir à final tivemos um fim-de-semana cheio de notícias.
Logo na sexta-feira depois da vitória de Portugal vieram as más notícias, com o anúncio de que as receitas correntes do Estado português cairam em Maio, essencialmente por culpa duma menor cobrança no IRC e IVA. Este anúncio significa que será dificil alcançar a meta do défice de 4.5% sem novas medidas de austeridade. Ele vem também mostrar que a receita de austeridade pretendida pela Troika e seguida pelo governo não é totalmente apropriada e alguns impostos, como o IVA, podem já ter atingido o máximo, pois novos aumentos reduzirão a receita por as pessoas fazerem menos despesas.
Este Domingo ficou-se, finalmente. a saber que o candidato apoiado pela Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, foi declarado vencedor das eleições presidenciais do Egipto. O futuro no Egipto continua muito incerto, pelo que vamos esperar para ver o que os próximos dias trazem.
Finalmente, este domingo ficou também a saber-se que bastou uma semana para o novo primeiro-ministro grego e o ministro das Finanças ficarem gravemente doentes. O novo primeiro-ministro grego foi operado de urgência no sábado a um descolamento da retina, enquanto o ministro das Finanças está hospitalizado depois de ter sido internado, na sexta-feira, com fortes dores de estômago. Isto só mostra que a politica não dá saúde e que os Gregos estão mesmo a ver-se gregos para sairem do buraco onde estão.