RSS Feed

A Páscoa do Governo

0

Monday, April 9, 2012 by

A semana que antecedeu a Páscoa tornou-se na semana de inicio da crucificação do Governo e parece que a ressureição não será tão cedo.
Dadas as boas noticias das semanas anteriores com o acalmar dos mercados e uma evolução positiva dos títulos das divida soberana portuguesa, a semana tinha tudo para ser calma e até mesmo positiva com o sucesso do leilão realizado pelo IGCP. No entanto, logo no início da semana o primeiro-ministro anunciou que os subsídios de férias e Natal só voltariam "parcialmente" em 2015 e não em 2014 como havia sido prometido. Em vez de admitir que esta era uma nova medida de austeridade, o primeiro-ministro obrigou o Ministro das Finanças a dizer no parlamento que tinha cometido um lapso quando disse que os subsidios regressariam em 2014 (embora ele não tenha sido o único a dizer isso).
Na quinta-feira foi publicado em Diário da República a proibição das reformas antecipadas até ao fim da ajuda externa. Mais uma vez o governo demonstrou falta de coragem ao escolher a véspera de feriado para anunciar a publicação da medida e ao não dar qualquer explicação para a necessidade da medida.
Para terminar o PM decidiu dizer a um jornal alemão que admite que Portugal pode não regressar aos mercados em 2013. Aqui ele falou a verdade, embora essa fosse a única situação em que ele não tinha de dizer nada (também não queria que ele mentisse, apenas que continuasse com o mesmo discurso que tem tido). Para mais, essa declaraç ão a ser feita, devia ter sido feita em Portugal e não no estrangeiro. Ele devia ser um dos primeiros a saber isso, dada a forma como chegou ao poder.
Na realidade, penso que como há muito tempo tinha previsto, o governo começa agora a pagar pela forma como chegou ao poder. Esta é uma das razões pelas quais ele se encontra limitado para admitir que são necessárias mais medidas de austeridade para garantir que Portugal continua no bom caminho e consegue alcançar a estabilidade financeira.
A sorte de Passos Coelho é que Seguro também está a ser crucificado (também por culpa própria) e esse nem ressureição deve esperar.


Leave a Reply