Archive for February 2013
Itália
0Tuesday, February 26, 2013 by Tiago
No momento em que estou a escrever os resultados finais das eleições italianas ainda não são conhecidos e parece que tudo ainda pode acontecer. Neste momento, com 99% dos votos contados parece que a coligação de centro-esquerda poderá ter conseguido a maioria na câmara baixa apesar de em termos de votos ter tido apenas 29.54% contra 29.14% da coligação de Berlusconi (este aparente paradoxo explica-se por o sistema italiano premiar o vencedor das eleições com um número adicional de lugares). No senado as contas são mais complicadas pois o número de votos que separam a coligação de centro-esquerda da coligação de Berlusconi é também muito pequeno, mas como nessa câmara o prémio ao vencedor é atribuido por região existe um quase empate, apesar de neste momento o centro-esquerda ter mais 5 lugares mas sem maioria. Além da surpresa do regresso de Berlusconi (lembrar que neste blog já nos tinhamos despedido dele), o partido anti-sistema de Grillo conseguiu um terceiro lugar em ambas as camâras, ficando mesmo próximo das duas coligações com mais votos. Mario Monti ficou em quarto com apenas 10%.
No pior cenário, Berlusconi (e também Grillo) podem criar uma grande incerteza sobre o futuro politico em Itália, o que não será positivo para Itália e para a UE. Por agora, resta esperar pelos resultados finais e ver o que se chegue.
Grândola Style Arm Shake
0by Bored Soul
Depois do sucesso de Gangnam Style e (vá-se lá perceber porquê) de Harlem Shake, Portugal (re)lança Grândola Vila Morena. Com uma coreografia que consiste principalmente em levantar o braço direito (ou ambos os braços conforme o entusiasmo) e fazer um movimento como se se estivesse a dar murros no ar, Grândola Vila Morena tem tudo para se tornar viral.
Category crise, Falta de Respeito, Miguel Relvas, Política
Prémio no World Press Photo ganho por fotojornalista português desempregado
0Tuesday, February 19, 2013 by Tiago
O fotojornalista Daniel Rodrigues venceu o primeiro prémio da secção “Daily Life” da World Press Photo (WPP) com uma fotografia que retrata um grupo de crianças a jogar futebol num pelado na Guiné Bissau. Daniel Rodrigues encontra-se actualmente desempregado. Este facto vem mais uma vez provar que na actual fileira de desempregados portugueses existem pessoas de grande qualidade e que o facto de não estarem a exercer a actividade que desejam representa uma perda não só para elas mas também para o país. Era importante que os nossos governantes deixassem de ver o desemprego como um número e mesmo como uma oportunidade, e tentassem dar resposta ao custo actual e para o futuro de não conseguir proporcionar as condições necessárias para criar emprego.
Impostos em Movimento
0Saturday, February 16, 2013 by Bored Soul
Fui parar ao site do governo e reparei em duas iniciativas que me pareceram interessantes.
A primeira é um simulador da contribuição do IRS pago anualmente pelos contribuintes para as despesas do Estado. Como qualquer bom simulador terá as suas limitações.
A segunda é "O Meu Movimento", iniciativa que permite aos cidadão apresentar causas/ideias e defendê-la. O Movimento vencedor é escolhido por votação do público e será apresentado ao Primeiro Ministro pelos seus criadores, segundo consta no site do governo.
Estas iniciativas parecem-me interessantes porque apelam aos portugueses. Apelam a algum tipo de acção para além da queixa. Estejamos em crise ou não.
PS - Este post é também um apelo aos membros deste blog para apresentar a votação o seu "Movimento Mudar Esta Pouca Vergonha".
Category Política
Passos Coelho ouve cantar "Grândola Vila Morena" e não pede factura
0by Tiago
Durante o debate parlamentar quinzenal, a intervenção de Pedro Passos Coelho foi interrompida por manifestantes que entoaram a "Grândola Vila Morena". Ao contrário de anteriores situações, o primeiro-ministro desta vez até soube reagir bem aos protestos. Tal como Passos Coelho, gostaria de felicitar os manisfestantes pelo bom-gosto que tiveram na forma de demonstrar o seu desagrado pelo rumo que o pais leva. Como já disse várias vezes, se Portugal conseguir ultrapassar este periodo complicado (o que tenho esperança), totalmente o deve aos portugueses e a forma digna como souberam ao longo deste periodo manifestar o seu desagrado perante o que são más politicas e aceitar outras medidas que mesmo dificeis são necessárias para o futuro do país.
Apesar de ter esperança que Portugal vai ultrapassar esta crise, não poderia deixar em claro os preocupantes números do desempregro e crescimento económico revelados esta semana. Estes números revelam que a politica que está a ser seguida tem erros e que é necessário fazer alterações no rumo seguido. A UE e o governo deviam compreender que ninguém está a pedir facilitismos e a esconder a necessidade de reforma, está apenas a constatar que algumas das medidas tomadas não estão correctas (e por isso devem ser substituidas ou terminadas) e que outras medidas devem ser adoptadas para responder a alguns dos problemas que o país atravessa.
Corrupção e Comida: Uma estranha relação
0Monday, February 11, 2013 by Tiago
Recentes documentos associados à manipulação da Libor indicam que essa era paga em "bifes". Não sei porquê isso fez-me lembrar de alguns casos recentes em Portugal. Ainda não consegui perceber é o porquê desses casos envolverem sempre comida.